sábado, 31 de maio de 2014

A Oficina como atividade polar do III Ateliê da Rede LAIIT

A proposta metodológica para o III Ateliê da Rede LAIIT pretende provocar a identificação de narrativas e discursos de poder existentes em fragmentos do cotidiano dispersos no deslocamento pelo espaço metropolitano. A partir da vivência do deslocamento no transporte público busca-se que os diferentes estados corporais e relações interdiscursivas, desencadeados na interação com o espaço, possibilitem reflexões, experiências, ações e criações poiéticas.


Acionando diferentes dispositivos, a oficina acontecerá em dois dias, ao longo dos quais serão intercalados e articulados momentos para a experiência do deslocamento no transporte público pela Região Metropolitana do Rio de Janeiro com momentos para a reflexão e o debate na origem e destino do percurso. Pretende-se assim que o evento se realize em parte no núcleo metropolitano, em parte na sua periferia, e em parte no trajeto entre estes dois pólos. 

Deste modo, os trabalhos de campo se realizarão sob a forma de deslocamentos: saída do núcleo metropolitano para a periferia no segundo dia do evento, e retorno da periferia para o núcleo no terceiro dia do evento. Sob esta dinâmica, as atividades de apresentação de trabalhos, reflexões e debate previstas para o segundo dia do evento ocorrerão no município de Duque de Caxias (periferia da RMRJ), e aquelas previstas para o terceiro e quarto dia ocorrerão no município do Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário